Com lançamento de site, Rio Bonito do Iguaçu já contabiliza 1,3 mil voluntários cadastrados

16/11/2025
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Mais de 1.300 voluntários já se cadastraram para ajudar Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, após o tornado que devastou a cidade no dia 7 de novembro. Entre eles, muitos moradores de Toledo e da região Oeste, que estão fazendo a diferença na linha de frente.

Desde o dia seguinte ao desastre, equipes e voluntários, inclusive grupos organizados de Toledo, têm atuado na limpeza, triagem, distribuição de doações e reconstrução de casas. A ação é coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e pela Defesa Civil Estadual.

O cadastramento é feito por um site criado por voluntários e lançado pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid). Quem deseja ajudar pode informar disponibilidade e habilidades específicas, o que facilita organizar as equipes e direcionar esforços onde há mais urgência.

Segundo o tenente Pedro Pierdoná, que coordena as operações, o papel dos voluntários tem sido decisivo:
“O resultado que vemos em Rio Bonito do Iguaçu não seria o mesmo sem o foco e a dedicação de cada pessoa que saiu de casa para ajudar.”

Totens com QR Codes estão espalhados pela cidade e em pontos de triagem, permitindo o cadastro rápido de quem chega para colaborar.

A destruição foi ampla e há frentes de trabalho para todos os perfis,desde limpeza até serviços elétricosrio bo e de construção.
“Por isso, é importante que cada voluntário registre suas habilidades no cadastro. Isso nos ajuda muito na organização”, reforça o tenente.

Com informações da AEN

Abrir bate-papo
Tudo bem? Como posso te ajudar?