A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), está realizando uma formação sobre “Sistema Braille Inicial”, voltada a 60 profissionais que atuam nas escolas, CMEIs e nos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs). O curso ocorre em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio do Departamento de Educação Inclusiva (DEIN) e do Centro de Apoio Pedagógico (CAP).
O curso tem como objetivo sensibilizar e capacitar professores para o uso do sistema Braille, garantindo melhores condições de atendimento a estudantes cegos e com baixa visão, fortalecendo a inclusão escolar e social. A formação, que deve seguir até o mês de outubro, é conduzida por Ricardo José de Lima e Marilene de Paula, profissionais experientes na área da deficiência visual.
Ricardo, que é cego, tem compartilhado suas vivências pessoais ao longo dos encontros, proporcionando reflexões sobre empatia, acolhimento e práticas pedagógicas efetivamente inclusivas. “Nós refletimos que seria interessante ensinar o Braille também para os professores do município, começar esse trabalho, para as crianças terem uma formação melhor”, comentou.
Conteúdo
O conteúdo contempla desde o histórico e a importância do Braille, passando por atividades de pré-Braille (como estimulação tátil, lateralidade e uso de materiais concretos), até as etapas de ensino do alfabeto, números, símbolos e frases, sempre em diálogo com situações reais da sala de aula.
Até o momento, já foram realizados dois encontros, marcados por uma dinâmica prática e interativa. Os participantes vivenciaram desde orientações sobre como acolher o estudante com deficiência visual até a elaboração de materiais adaptados, compreendendo a relevância de recursos acessíveis para a aprendizagem. Como destaca a educadora Andrea Ramal: “O objetivo da educação inclusiva não é tornar todas as crianças iguais, e sim respeitar e valorizar as diferenças”.
Com informações da Prefeitura
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