Prefeitura de Araucária oferece curso gratuito de cuidadora de idosos destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade

26/08/2025
Foto: divulgação Prefeitura

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araucária, por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Araucária (CRAM), está realizando um curso de Cuidadora de Idosos para 20 mulheres em situação de vulnerabilidade social. Com a qualificação para o mercado de trabalho, o curso também dá novas perspectivas de autonomia, renda e vida profissional a essas participantes.

A coordenadora do CRAM, Simone Vicenti, explica que a formação é fruto de uma captação de recursos do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher. A iniciativa possibilitou a contratação do Senac para ministrar a formação em uma área de muita demanda no mercado de trabalho.

Conforme a enfermeira Joana Bertelli, responsável pelas aulas, ao longo da formação total de 72 horas, as participantes vão receber orientações sobre a fisiologia do idoso e questões relacionadas aos cuidados, como banho, troca de fralda e a medicação que pode ser oferecida.

O curso também foca no aspecto psicológico, na importância da conversa e de tirar o idoso do isolamento social, além de desfazer mitos e combater termos pejorativos sobre esse público. O curso ocorre às terças, quintas e sextas-feiras na sede do CRAM, e as participantes vão receber certificado pelo Senac.

CRAM Araucária
O CRAM é um serviço público municipal que oferece acolhimento e atendimento psicossocial, que busca orientar e realizar os encaminhamentos pertinentes à superação da vivência de situação de violência contra a mulher – que pode ser física, mas também psicológica, patrimonial, sexual e moral. O atendimento é sigiloso e respeita a decisão de cada mulher.

A sede do CRAM fica na Rua Lourenço Jasiocha, n.º 2.273, próximo à Secretaria Municipal de Educação e à Escola Werka. Mais informações pelo WhatsApp: (41) 9927-3897 (CRAM).

Com informações da Prefeitura

Abrir bate-papo
Tudo bem? Como posso te ajudar?