Estudo aponta Curitiba como a melhor capital para se viver no Brasil

04/11/2024
Foto: Pedro Ribas/ SMCS

Curitiba é a melhor capital para se viver no Brasil, segundo o estudo Desafios da Gestão Municipal, divulgado no último dia 31 de outubro pela consultoria Macroplan Analytics. Foram avaliadas as 100 maiores cidades brasileiras na oferta de serviços públicos. A capital paranaense ficou na quinta posição no ranking nacional.

O levantamento tem como base o Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que leva em conta 15 indicadores em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população: educação, saúde, segurança e saneamento.

 Curitiba teve nota de 0,718 e subiu seis posições em relação ao ranking divulgado em 2010. A capital teve como melhor avaliação o saneamento (0,967), seguido da segurança (0,780), da educação (0,657) e da saúde (0,619).

O estudo mostrou também que a taxa de analfabetismo entre a população curitibana com 15 anos ou mais foi de 1,5%, o PIB per capita da capital chegou R$ 49,9 mil, com renda média de R$ 4.672 e 63% da população com 15 anos ou mais com emprego formal.

O levantamento da Macroplan Analytics ainda destacou uma grande conquista da gestão de Rafael Greca e de Eduardo Pimentel: Curitiba tem hoje a nota A em Capacidade de Pagamento, segundo o Tesouro Nacional. A nota mostra a situação fiscal sob o ponto de vista de endividamento, poupança corrente e liquidez e que serve de base para o nível de confiança no município para contratação de empréstimos nacionais e internacionais com garantia da União. 

Confira mais aqui

Abrir bate-papo
Tudo bem? Como posso te ajudar?