Mais 636 óculos de grau do programa Bons Olhos Paraná, iniciativa que promove a saúde visual de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, foram entregues a estudantes de cinco municípios nesta semana. Os óculos possuem armações de acetato e lentes antirreflexo. A nova etapa do programa começou com entregas em Agudos do Sul, onde 140 óculos foram distribuídos, seguindo para Campo do Tenente, que recebeu 65 unidades. A entrega seguiu para Bocaiúva do Sul (208 óculos), Cerro Azul (173 óculos) e Doutor Ulysses (50 óculos).
O Bons Olhos Paraná já entregou, até o momento, mais de mil óculos para estudantes em diferentes regiões do Estado. Na primeira etapa das entregas, foram distribuídos cerca de 600 óculos nos municípios de Itaperuçu e Tunas do Paraná, ambos na Região Metropolitana de Curitiba, e em Guaraqueçaba, no Litoral paranaense.
Promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e financiado com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), o programa visa atender aproximadamente 67 mil crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, matriculados em escolas estaduais e municipais de 93 cidades paranaenses. Com investimento total estimado em R$ 5,5 milhões do FIA, a iniciativa prevê a distribuição gratuita de mais de 10 mil óculos, com foco não apenas na correção visual, mas também na prevenção de casos de cegueira infantil e baixa visão.
Antes de receberem os óculos, os estudantes passam por triagem oftalmológica completa, que inclui testes ortópticos, retinografia binocular, biomicroscopia de fundo de olho e mapeamento de retina. O atendimento é realizado por profissionais especializados em unidades móveis. Uma carreta e um ônibus equipados estão percorrendo os municípios participantes.
Após o diagnóstico, os alunos com necessidade de correção visual podem escolher seus óculos entre diversos modelos e cores, garantindo não apenas conforto e funcionalidade, mas também identidade e autoestima.
Com informações da AEN