No final de maio representantes da Guarda Municipal de Campo Largo (GMCL) estiveram em Guaratuba, no litoral do Paraná, para participar de um importante evento realizado pelo Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (COIN-GM).
Contando com a participação das guardas de 11 municípios, durante a solenidade a GMCL fez a doação de 30 pistolas Taurus calibre .380, dos modelos 838 e S59. A doação também incluiu duas carabinas calibre 12 da marca CBC, modelo Pump.
“A união entre as guardas municipais fortalece nossa capacidade de proteger a população, pois a segurança pública não é responsabilidade de um só, mas um compromisso compartilhado,” declarou o Comandante da GMCL, Marcos Leitão. “Essa troca de recursos e experiências garante uma resposta rápida, pois mesmo com cada município contando com suas particularidades, enfrentamos um mesmo desafio,” concluiu.
É importante salientar que as pistolas doadas à Guarda Municipal de Guaratuba estavam em perfeito funcionamento, mas se encontravam guardadas desde 2024, quando houve a modernização das armas. Essa atualização de equipamentos é feita periodicamente, visando modernizar o armamento utilizado pelos agentes do município.
Segurança – Em 2024 Campo Largou registrou o menor índice histórico de furtos e roubos a comércios, veículos e residências, além de homicídios e estelionatos de sua história. Esse desempenho está atrelado ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) e a atuação da Guarda Municipal.
Atualmente a GMCL conta com um efetivo de 55 agentes e 15 veículos, entre motos e carros. Apenas no primeiro trimestre de 2025 a instituição realizou 1.831 atendimentos à população, sendo 87 prisões, prestando um serviço de excelência e que serve de referência para o COIN-GM, cujo presidente é o Prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem.
Com informações da Prefeitura