A primeira parte da duplicação da Rodovia dos Minérios, entre Curitiba e Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana, foi entregue nesta sexta-feira (25). O trecho, que teve investimentos de R$ 165 milhões do Governo do Estado, faz parte de uma reformulação completa da rodovia, com intervenções já em andamento na área urbana da cidade e outras obras de duplicação planejadas até Rio Branco do Sul.
Para o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, as obras devem ajudar a atrair ainda mais empreendimentos para o município e região. “Nós temos 60% do calcário do Paraná aqui, somos o quarto maior produtor de morangos do Estado, entre outros potenciais. A estrada será um indutor econômico, com atração de ainda mais empresas e empregos”, disse.
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Com os investimentos na logística local, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) anunciou, em agosto, que vai investir cerca de R$ 3 bilhões em uma fábrica de cimento e em outra de calcário na região.
A duplicação, que era aguardada há mais de 30 anos, tem como objetivo dar mais segurança à estrada, melhorar o fluxo para os moradores e trabalhadores das cidades por onde passa e induzir o desenvolvimento nos municípios da Região Metropolitana e do Vale do Ribeira.
Cerca de 25 mil carros e caminhões pesados passam diariamente pelo local. O primeiro lote duplicado, que tem 4,74 quilômetros, liga Curitiba ao perímetro urbano de Almirante Tamandaré, passando pelo Contorno Norte (PR-418).
“Há 30 anos a população de Almirante Tamandaré e dos demais municípios da região demandavam a duplicação desta rodovia. Por muitos anos ela foi considerada uma estrada perigosa, por ter um fluxo muito intenso em pista simples. Por isso, desde o início da nossa gestão, tivemos como prioridade fazer esta obra. Hoje entregamos uma rodovia totalmente diferente, moderna e segura”, afirmou o governador Ratinho Junior.
Um segundo trecho da Rodovia dos Minérios já está em execução desde julho de 2024. Ele engloba a duplicação de 1.280 metros do perímetro urbano de Almirante Tamandaré e a construção de um viaduto no entroncamento com a Rodovia do Calcário (PR-509).
O investimento total neste trecho será de R$ 50,7 milhões e, até o momento, 15,9% do contrato já foi executado. A previsão de é que esta parte da obra seja entregue em setembro de 2025.
Os projetos integram um plano de capacitação de toda a rodovia, passando por Itaperuçu e Rio Branco do Sul, em que serão investidos cerca de R$ 800 milhões em obras viárias na região.
DURABILIDADE – Por causa da característica do tráfego local, por onde passam muitos caminhões carregados de calcário, cimento e minérios, as vias centrais da estrada foram feitas de pavimento de concreto, que são mais resistentes do que o pavimento asfáltico. Elas também exigem menos custos de manutenção ao longo do tempo.
A obra ainda inclui pistas de acostamento, dez pontes em cinco pontos e quatro viadutos em outros dois trechos. Além disso, foram construídas ciclovias, passeios para pedestres, iluminação pública, paisagismo e uma passarela.
SEGURANÇA – A intervenção realizada no trecho foi uma obra de alta complexidade por envolver uma série de pontes, viadutos e ainda conviver com o tráfego urbano. Além disso, antes das reformas, a rodovia convivia com muitos acidentes. Por isso, as intervenções priorizaram uma pista segura para os motoristas e moradores da região.
A reforma teve início no final de 2019, tendo sido marcada por uma série de desafios, como o grande volume de desapropriações e soluções desatualizadas. Os problemas todos foram resolvidos após uma revisão geral do contrato.
Diversos pontos do projeto foram substituídos por outros mais adequados à realidade do trecho, mantendo ou melhorando a funcionalidade da obra. Desde abril deste ano a obra foi retomada com ritmo acelerado, visando cumprir o novo prazo contratual e finalmente entregar a duplicação aos moradores e condutores da região.
Redação com AEN