A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, maior evento municipalista da América Latina, já tem data oficial para sua próxima edição: de 18 a 21 de maio de 2026, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF).
A expectativa é de que a XXVII Marcha reúna milhares de gestores públicos em um momento decisivo para o país, já que 2026 é ano de eleições presidenciais.
Inscrições abertas para prefeitos e prefeitas
Neste primeiro momento, as inscrições estão liberadas exclusivamente para prefeitos e prefeitas. Segundo a Confederação dos Municípios, a participação dos chefes do Executivo municipal é fundamental para fortalecer o movimento e garantir representatividade nas discussões com os candidatos à presidência da República.
“Teremos todas as nossas pautas em debate e vamos ouvir os candidatos. É um ano fundamental. Convidem seus prefeitos para estarem presentes e reforçarem essa mobilização”, destacou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
As inscrições para vice-prefeitos, vereadores e demais gestores municipais serão abertas nas próximas etapas. A entidade recomenda que os municípios se organizem com antecedência para garantir presença no evento.
Clique aqui para realizar a inscrição de prefeitos e prefeitas
Edição histórica à frente
A Marcha reúne, anualmente, milhares de lideranças municipais em defesa de pautas prioritárias para os municípios. Em 2025, o evento contou com mais de 14 mil participantes, e a previsão é de que a edição de 2026 supere esse número.
Além de reunir autoridades de todo o país, o evento é tradicionalmente um espaço de diálogo com os presidenciáveis, que têm a oportunidade de ouvir as demandas municipais e apresentar propostas voltadas à gestão local.
Desde sua criação, a Marcha já resultou em conquistas que somam mais de R$ 1,3 trilhão para os municípios brasileiros, consolidando-se como um dos mais importantes instrumentos de articulação política do país.
Com informações da CNM