Com organização, planejamento e parcerias, Curitiba conseguiu reduzir em 38,8% a fila de espera por consultas e exames especializados na rede pública de saúde. O resultado foi alcançado em apenas sete meses da gestão do prefeito Eduardo Pimentel, com o Programa Especialidades em Ação, lançado no início deste ano.
Em dezembro de 2024, Curitiba tinha 201.578 pessoas aguardando por atendimento especializado. Em 4 de agosto de 2025, esse número caiu para 123.304 pacientes — sendo 90.202 aguardando consultas e 33.102, exames. O tempo médio de espera também teve melhora importante: caiu de 60 para 49 dias.
Além da redução expressiva, o tempo atual de espera em Curitiba está bem abaixo da média de países desenvolvidos. No Reino Unido, por exemplo, o tempo médio para a primeira consulta com especialista no sistema público de saúde (NHS) é de 13,6 semanas ou aproximadamente 95 dias.
“Trabalhamos com planejamento e responsabilidade para garantir um sistema de saúde cada vez mais eficiente. A fila por especialidades é dinâmica, mas temos hoje um controle rigoroso, com acompanhamento dos pacientes e agilidade no atendimento. Vamos continuar investindo para melhorar ainda mais esse serviço essencial”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.
Com informações da Prefeitura